Como iniciar uma atividade física para idosos

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Geralmente, numa fase inicial, recomenda-se atividades de baixo impacto como caminhadas, danças de salão e hidroginástica, evitando sempre o risco de lesões nos músculos e sobrecarga das articulações. 

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, o idoso deve ser orientado por um educador físico ou fisioterapeuta para a definição de um programa de exercícios individualizado, como mostra a seguir:

Período de aquecimento: 10 minutos através de caminhadas leves, subir e descer escadas, nadar, pedalar ou até mesmo atividades do cotidiano como afazeres domésticos,  jardinagem e dança;

 

  •     Exercícios respiratórios: devem realizados durante todo o programa, entre um exercício e outro;
  •     Alongamentos: melhorar os movimentos dos braços, pernas e tronco;
  •     Exercícios para melhorar o equilíbrio e coordenação: andar na ponta dos dedos e calcanhares, caminhar para frente, para trás e para os lados, ultrapassar obstáculos no chão;
  •     Treinar a agilidade e andar mais depressa;
  •     Exercícios para melhorar a força dos músculos: uso de halteres e caneleiras;
  •     Relaxamento: período de volta à calma e descanso.

É importante destacar que toda a atividade física deve ser adaptada ao idoso e deve ser realizada de preferência em grupo ou duplas, para que seja mais motivante, evitando assim o abandono da atividade.